Banheiro para deficientes físicos #decoração #acessibilidade #banheiros
Oi, pessoal!
Depois que passei pela cirurgia no tornozelo semana passada, a tarefa de usar o banheiro de casa tornou-se um verdadeiro suplício.
No meu apartamento até que não muito, pois é novo e creio que já esteja obedecendo a NBR 9050 (Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências a Edificações, Espaço, Mobiliário e Equipamentos Urbanos). Mas aqui na casa da minha mãe, para onde eu vim na segunda-feira, os banheiros são antigos e quase ou nada “acessíveis”.
Quem está construindo deve sempre se lembrar que uma situação como essa que estou passando é passível de acontecer com qualquer pessoa, então creio que levar em consideração alguns “detalhes” na hora de construir o banheiro podem ajudar bastante:
– Desnível máximo para o piso: 1,5cm
– Portas: largura mínima de 80cm
– Maçanetas: do tipo alavanca
– Chuveiro: deve ter um chuveirinho instalado
– Assento para o banho: deve haver uma cadeira ou banco que possa molhar embaixo do chuveiro, de preferência retrátil, articulado, com cantos arredondados e superfície antiderrapante e impermeável. Comprimento mínimo de 70cm e profundidade mínima de 45cm
– Lixeira: de tampa basculante, isso evita que a pessoa precise pegar na tampa com uma mão, abri-la, e jogar o papel com a outra. Um processo bem inadequado, afinal pegamos na borda da lixeira, que sempre está suja.
– Dispositivo de Sinalização de Emergência: poderá ser instalado perto do box ou da bacia a uma altura de 40cm do piso, para acionamento em caso de queda
Não é o meu caso, mas alguns detalhes também devem ser levados em consideração no caso de a pessoa vir a necessitar do uso de uma cadeira de rodas.
– Espaço livre: suficiente para manobrar a cadeira (para o giro de 360º, é necessário um diâmetro de 1,5m livre)
– Box: medida mínima de 90 x 95cm
– Cabideiros e registros: devem ficar entre 80cm e 1,20m do piso
– Torneira: de fácil manuseio, preferencialmente do tipo pressão. Deve ser mais alta, com espaço suficiente para colocar as mãos embaixo e levar ao rosto ou à boca sem dificuldade.
– Espelho: borda inferior a uma altura de 90cm do piso, podendo atingir o máximo de 1,10m e com inclinação de 10º em relação a parede. Ideal para que a pessoa consiga se enxergar quando está sentada.
– Barras de apoio: instaladas a uma altura de 30cm acima do tampo do vaso sanitário
E para quem está pensando que fazer um banheiro adaptado pode deixar o ambiente feio, seguem algumas imagens de lindos banheiros adaptados criados para mostras de decoração Brasil afora.
Lavabo do Deficiente, projeto de Grace Bello e Roberto Araújo (Casa Cor Mato Grosso do Sul 2009)
Banheiro projetado por Robson Gonzales (1ª Mostra Casa e Corporativo Acessíveis 2010)
Banheiro para pessoas com necessidades especiais, projeto de Karina Vieiralves e Marina Casiraghi Marangon (Casa Cor Amazonas 2010)
Lavabo Acessível, projetado por Ana Paula Fontenele e Maurício Pinto (Casa Cor Bahia 2010)
Banheiro público feminino, projetado por Renata Peretti (Casa Cor Goiás 2011)
Banheiro público para ambientes comerciais, projetado por Thiago Siquieroli e Lais Haydée (Casa Cor Goiás 2011)
Banheiro da suíte do ex-BBB Fernando Fernandes, projetado por Juliana Santana (Casa Cor Brasília 2011)
https://www.sabrinamix.com/blog/banheiro-para-deficientes-fisicos-decoracao-acessibilidade-banheiros/https://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2013/05/Sabrina-Mix-banheiro-adaptado-para-deficientes-casa-cor-mato-grosso-do-sul-2009.jpghttps://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/2013/05/Sabrina-Mix-banheiro-adaptado-para-deficientes-casa-cor-mato-grosso-do-sul-2009-250x250.jpgBlogDecoraçãoacessibilidade,Ana Paula Fontenele,arquitetura,banheiros,Casa Cor Amazonas 2010,Casa Cor Bahia 2010,Casa Cor Brasília 2011,Casa Cor Goiás 2011,Casa Cor Mato Grosso do Sul 2009,Grace Bello,Juliana Santana,Karina Vieiralves,Lais Haydée,Marina Casiraghi Marangon,Maurício Pinto,Mostra Casa e Corporativo Acessíveis 2010,Renata Peretti,Roberto Araújo,Robson Gonzales,Thiago Siquieroli
Eu penso assim, Sa, as coisas adaptadas quem não é PNE pode usar, já as coisas que não são os PNE não podem… então por mim deveria ser tudo adaptado, quem não é PNE não veria diferença e pra quem é faria uma diferença enorme, né? Adorei o post! Bjooo
Muito legal esse tipo de decoração, o dia em que quebrei o pé, percebi o quanto foi difícil com a perna toda engessada para mim poder usar o banheiro :S pequenas coisas podem ser modificadas para o acesso de todos ^^ adorei o post
se puderem, visitem meu site!
http://www.euhein.com.br/
agradeço
Que bacana ver meu projeto como referência na sua página! Hoje temos normas mais abrangentes e atentas às várias necessidades de TODOS, isso é um ganho enorme! Parabéns por falar nesse assunto, é justo e necessário!
Abraços!