Oi, pessoal!

Para quem não sabe, hoje é comemorado o Dia da Sogra. Esta criaturinha que inferniza a vida de uns e é muito amada por outros. Selecionei um texto sobre o assunto da minha queridíssima Danuza Leão, publicado em seu Danuza, Todo Dia. Espero que gostem!

E Feliz Dia da Sogra pra minha. Ela anda meio doentinha esses dias, mas espero que tudo melhore. Não, não foi praga minha, não!

Muito já se falou sobre as relações sogras versus noras/genros, que continuam, aliás, de médio para baixo. Como suportar quem tira de sua vida a pessoa que você mais ama, e às vezes ter a impressão (eu disse impressão) de ele gostar mais dela do que de você? Ah, não é tirar, são amores diferentes? Não acho: amor é amor e pronto. E para quem ele corre agora para dizer que fechou um negócio maravilhoso? Com quem ele planeja viagens, com quem tem filhos, é com você ou com ela? Vai dizer que não dói? Dói sim, e muito.

Há quem diga que é falta de maturidade, competição, e uma porção de bobagens, mas eu não conheço mãe que não queira ter os filhos só para ela; e se alguma diz que eles foram criados para o mundo – e que bom que fizeram uma ótima escolha (elas) – é mentirosa, falsa ou anormal.

Os filhos têm que ser só nossos, é evidente. Com sinceridade: dá para suportar, numa boa, que seu filho te abandone por aquela deusa de beleza? Ver sua princesa sofrendo por um cabeludo chamado Bacalhau? Claro que não.

Mas a vida não é o que se quer, e já que é preciso conviver e aceitar a realidade, vamos fazer um esforço de reportagem. Alguns mandamentos para que essas relações não acabem em chacina, tudo pela harmonia familiar (se você for a sogra):

  • Esteja sempre ao lado do telefone, à disposição, em caso de qualquer necessidade.
  • Tome conta das crianças sempre que for preciso, em fins-de-semana ou férias (para que eles possam curtir sozinhos, entendeu?).
  • Quando derem um jantar, se ofereça discretamente para fazer as sobremesas e canapês. Se ela for boazinha e aceitar, chegue cedo com os ingredientes debaixo do braço; empreste os pratos de cristal, prataria, guardanapos de linho, permaneça na cozinha a maior parte do tempo (muda) e saia, levando as crianças, às sete horas em ponto. Não tente ensinar nenhuma receita: faça tudo e 20 dias depois providencie a devolução do material, através de telefonema para a empregada (eles nunca lembram).
  • Não aceite, jamais, um convite para passar o fim-de-semana na casa de Búzios, eles vão apreciar muito.
  • De vez em quando abra sua gaveta, tire um anelzinho ou uma pulseirinha e dê para a outra (a nora). Quando for viajar, dê um dolarzinho para comprar um presentinho.
  • Importantíssimo: só telefone nos aniversários e no Natal. Se tiver uma crise de coluna, se contorcendo em dores, apele para a vizinha, o porreiro; não incomode, a não ser que esteja correndo risco de vida. Em caso de saudade fulminante, passe um fax para o escritório, pedindo para ele ligar (quando puder, lógico).

Para você, querida nora, o conselho é simples. Quando estiverem juntos, o que deve acontecer raramente, o casal deve sentar bem longe e não trocar uma só palavra. Dizer que estão felizes não pode, infelizes também não. Contar como se divertiram na véspera, os planos de futuro, nem pensar; e se trocarem beijinhos e carinhos, pode acabar em tiro.

Seja gentil: a única coisa que tranqüiliza o coração de uma mãe de verdade é a impressão de que a lua-de-mel já acabou. E para evitar um conflito de graves proporções, que os guardanapos estejam impecáveis na hora de devolver.

https://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/smilelingua1.gifhttps://www.sabrinamix.com/wp-content/uploads/smilelingua1.gifSabrina NunesBlogdia da sogra,sogras
Oi, pessoal! Para quem não sabe, hoje é comemorado o Dia da Sogra. Esta criaturinha que inferniza a vida de uns e é muito amada por outros. Selecionei um texto sobre o assunto da minha queridíssima Danuza Leão, publicado em seu Danuza, Todo Dia. Espero que gostem! E Feliz Dia da...