Cuidado, saladas também podem engordar!
Bom, como minha nova mania atualmente são as saladas (veja mais na aba LIGHT), resolvi pesquisar mais sobre o assunto, para cuidar da minha alimentação e manter a saúde.
Me lembrei de uma matéria que vi em uma revista tempos atrás falando a respeito de uma salada que tinha mais de 600 calorias (!). Infelizmente não encontrei a matéria, mas pesquisei no São Google e encontrei muita coisa interessante a respeito.
Muitos dos ingredientes que acrescentamos às saladas, como vegetais grelhados, massa, peixe e carne (para não falar nos molhos) podem pesar muito na balança. Uma porção generosa de folhas acompanhada de tomate, legumes e regada com um fio de azeite são suficientes para montar uma salada que antecede a refeição principal. Mas quem quer fazer da salada o prato principal deve focar nas folhosas, nas fontes de proteínas, nos carboidratos e nas gorduras boas. E lembre-se sempre: quanto mais colorida, melhor.
Para montar uma salada deliciosa e super saudável, aposte em:
– Folhas verdes: alface, rúcula, agrião, almeirão, espinafre, radicchio… Importantes fontes de fibras, minerais e vitaminas com baixo teor calórico. Podem (e devem!) ser consumidas à vontade!
– Tomate: oferece vitamina C e licopeno, substância antioxidante que protege do câncer e de doenças cardiovasculares.
– Cenoura crua: riquíssima em vitaminas A, C e E, também protege contra o câncer e doenças degenerativas dos olhos, além de aumentar a imunidade.
– Brócolis: valiosa fonte de vitaminas e minerais, comprovadamente diminuem a incidência do câncer de mama, principalmente se ingeridos todos os dias.
– Berinjela: há suspeita de que ajuda a reduzir as taxas de colesterol e ainda possui propriedades antibacterianas. Assada, fornece 14 calorias por colher de sopa.
– Abobrinha: é uma boa fonte de fibras e vitaminas A e C, além de proteger as células da oxidação provocada pelos radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento e diversas doenças.
– Pepino: composto por grande quantidade de água e pouco carboidrato, o pepino deixa a pele e o cabelo mais bonitos e ainda faz bem para as unhas.
– Alcachofra: o vegetal é rico em vitaminas A, B e C e contém cinarina, uma substância que melhora as funções do fígado.
– Palmito: é uma ótima opção para quem não gosta de folhas, já que contém muita fibra.
– Molhos: opte pelo molho vinagrete ou uma pitada de sal e vinagre ou limão. Outros molhos amigáveis: iogurte, mostarda, limão e shoyu (de preferência light) ou limão, vinagre, mostarda e sal.
E cuidado com os vilões da salada saudável:
– Evite legumes nadando no óleo e vegetais grelhados, pois eles absorvem a gordura enquanto estão no grelhador. Opte por legumes crus ou cozidos a vapor ou não coloque gordura no grelhador, pois, caso o faça, os alimentos serão fritos, não grelhados;
– Não abuse do azeite de oliva e de molhos. Uma colher de sopa pode ter mais de 100 calorias;
– Não acrescente bacon frito, ele é rico em gordura saturada, colesterol e calorias;
– Apesar de ser considerada um alimento do bem pelas doses de gorduras boas que oferece, o melhor a fazer é substituir a azeitona pelo azeite;
– Cuidado com os queijos amarelos: ricos em gordura saturada e colesterol, eles fazem da sua salada uma bomba calórica;
– Substituia os molhos à base de maionese por azeite e ervas in natura para temperar;
– Evite o consumo de ovos. Apesar de garantirem boas doses de proteínas, eles também são ricos em colesterol, principalmente as gemas. Na hora de incluir proteína nas saladas, prefira filé de frango grelhado ou kani;
– Os croutons contêm bastante gordura, porque, normalmente, são assados com óleo. Não passam de bocadinhos de pão frito ensopados em gorduras saturadas. Substitua-os por pedaços de pão integral;
– Se quiser acrescentar frutas, prefira as frescas. As enlatada têm mais calorias e possuem poucas fibras.
Imagem daqui
Se você ainda não se convenceu a barrar essas tentações de sua salada, confira as combinações abaixo.
Folhas + três ovinhos de codorna + duas colheres de sopa de molho rosé fornecem = 215 calorias
Um prato de folhas + duas fatias de bacon + um ovo + duas colheres de sopa de queijo parmesão = 370 calorias
Um perigo, né?! Pois bem, como qualquer coisa que vamos ingerir, devemos observar bem as melhores combinações para montar nossas saladas de forma saudável e sem perigo de engordar.
Fontes: Activa, Eliminando Peso e Minha Vida
Agora alguns links interessantes que encontrei para vocês:
– Algumas opções de saladas e o teor calórico de cada uma
– Travando uma verdadeira batalha contra os quilinhos extras? Calma, a gente ajuda! Confira a seguir 50 dicas espertas para manter a linha – e sair vitorioso/a
Com certeza, tudo q é exagerado engorda, se bobear até respirar, kkkk, ô dureza!!!!
Caramba, queda de cabelos pode ser tudo tb né? Ai ai, cada mês me aparece uma “novidade”, mas vamos ver o q a dermato fala e os exames q ela vai pedir, só nesses últimos dois meses já fiz uns 6 exames, já contando com a ressonância de sexta, tsc, tsc, véio é soda, rsrs
Bjusss
Olá obrigada pelo carinho,fico muito grata.
Reparei que você é o dia 06 de agosto, que coincidência eu também, mas sou mais velha!!!!!
Beijos e até a próxima.
Oi Sabrina…
Muito interessante sua abordagem sobre as saladas, temos que ser mais seletivas com as verduras que colocamos no prato para não acontecer o efeito contrario…
Obrigada pela dica da balança, já comprei a minha, não encontrei a da foto nas lojas, só no site mesmo, ela é simples, só marca o peso e mais nada.
SOrte no desafio…
Beijos…